terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Radiologia e o Mercado de Trabalho em Belém

O Mercado de trabalho hoje em Belém continua contratando poucos profissionais da área de diagnóstico por imagem, pois a radiologia hoje está sendo pouco valorizada no mesmo, devido os vencimentos ofertados à este profissional, que há algum tempo não vem sendo reajustados . Este tem sido um motivo que vem deixando uma boa parcela de profissionais desestimulados, levando o mesmo, consequentemente a não se valorizar, parando no tempo, sem que este profissional busque novos conhecimentos para melhorar suas competências e habilidades para disputar de igual para igual com a concorrência que tem aumentado consideravelmente recentemente.

Existe também clínicas ou laboratórios de diagnóstico por imagem que não são regularizados e que, por conseguinte, prejudicam diretamente tanto o profissional quanto às empresas, envolvendo valores éticos, assuntos salariais, assim como a integridade dos pacientes, gerando assim uma crise que vem deixando muitos desses profissionais fora do mercado.

O congelamento de preços no plano real também prejudicou direta e indiretamente esta classe profissional, pois todos os equipamentos utilizados na radiologia ou no diagnóstico por imagem são fabricados e vendidos fora do Brasil, o que acaba por causar uma nova crise financeira, devido a moeda de alguns países desenvolvidos, como o dólar, por exemplo, vem sendo mais valorizadas a cada dia que passa e o plano real, não que continue parado, mas devido a crise mundial, tem prejudicado às clínicas especializadas a adquirirem novos equipamentos, devido serem reféns deste mercado de máquinas.

Quando as clínicas conseguem financiar tais equipamentos, acabam não priorizando sua mão de obra na área de radiologia, deixando a desejar em valores salariais e benefícios de seus funcionários.

Como o mercado de trabalho hoje, mesmo em Belém, é muito competitivo, cada profissional precisa estar continuamente atualizando sua formação, participando de cursos, palestras, congressos, buscando compor um melhor currículo.

Com base nessas informações, conclui-se que hoje o profissional em radiologia deve ir em busca de novos conhecimentos dentro desta profissão, para melhorar a adaptação e as exigências que o mercado faz à estes referidos profissionais.

Aurinês de Sousa
Diogo França
Jamile Jamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário